Através das avaliações biomecânicas estáticas e dinâmicas e do índice de queixas e disfunções, serão realizados atividades cinesioterápicas regulares durante a semana.
A duração, frequência semanal e o momento na jornada de trabalho em que será realizada a Cinesioterapia Laboral dependem da avaliação, bem como da disponibilidade de horários da Empresa.
A Cinesioterapia (terapia através de movimento) Laboral, também conhecida como “Ginástica Laboral”, é uma forma de intervenção eficiente, pois, por meio dela, os trabalhadores podem recuperar suas forças, relaxar e reduzir os problemas de saúde. Foi comprovado que a atividade física é essencial ao ser humano. Ele é o estímulo para o desenvolvimento osteomuscular, cardiorrespiratório e nervoso, além de promover benefícios psíquicos. Embora essencial, a atividade física encontra um obstáculo: o tempo. Devido às longas jornadas de trabalho, a maioria dos trabalhadores não dispõe de tempo pra ir a uma academia, ou ao clube, e nem mesmo para uma caminhada diária. A Cinesioterapia Laboral tem exercícios e nomenclaturas de acordo com o objetivo com o qual é aplicada.
A (1) Cinesioterapia Preparatória, ou de Aquecimento, é aquela realizada no início do expediente, antes de começarem as atividades da Empresa e após bater o cartão de ponto, tendo como objetivos ativar fisiologicamente o organismo, preparando-o para o trabalho físico e mental. Os exercícios de aquecimento incluem Coordenação, Equilíbrio, Concentração, Lateralidade, Flexibilidade e Resistência Muscular.
A (2) Cinesioterapia Compensatória, ou de Dimensionamento, é a realizada durante a jornada de trabalho, em pausas que variam de 5 a 20 minutos. Sua principal finalidade é compensar as tensões musculares por excesso de uso, além de melhorar a circulação sanguínea atravésda retirada de resíduos metabólicos prejudiciais ao corpo, modificar a postura do trabalho, alongar os músculos sobrecarregados, restabelecer o depósito de energia muscular e prevenir fadiga muscular. São utilizados nessa fase exercícios de alongamento, flexibilidade, respiratórios e posturais.
Já a (3) Cinesioterapia de Relaxamento é realizada ao final da jornada de trabalho, quando o trabalhador pode descansar, acalmar-se e relaxar antes de ir para a casa, tendo como objetivos a redução do estresse, alívio da tensão e melhora da função social. São utilizados exercícios respiratórios, automassagem, além de alongamentos e meditação.